Readormeci.
- Nicolau Benjamim
- 12 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jul. de 2019
" Readormeci.
Aconteceu por conta de outras vezes ter adormecido, senão diria apenas que adormeci. Mas, nestas circunstâncias, readormeci por também nestas, as circunstâncias, ter dormido tempo bastante que não compensou o tempo acordado entre uma e outra dormida. Por conta de tudo isto, e do fraco gosto que me dão as cousas por acordado estar, readormeci. Nem sei se deu tempo de me barbear entre o estar acordado e o readormecer. Se passasse as mãos no rosto para sentir a barba, saberia. Ou se ao trabalho me desse de ao espelho me mirar também isto veria, mas já estou eu adormecido e se, ao acaso, passar a mão no rosto não vai minha consciência saber e tampouco me vai dar a ideia de me mirar. Ainda que por conta de ataques de sonambulismo pudesse daqui levantar-me, minha consciência não veria reflexo meu. Nem sei se este readormecimento foi caridade do destino ou meu desmazelo. Teria de nisto pensar e agora não me convém.
Recordo-me de um sonho que tive – e só disto falo por ser recordação e não me exigir o pensar que, como já sabemos, não me convém agora – onde era eu analfabeto. Que desconsolo de sonho. Por conta disto tinha só o falar para desabafar. Pois que a condição não me deixava tomar as palavras e pregá-las ao papel. Não sabia a forma do amor nem do despeito por tudo serem rabiscos, que triste sonho! Foi como estar preso por conta de me tirarem a liberdade, esta que é a minha. Não falo eu igual como escrevo. Não fosse aquele sonho e não tinha eu pensado no desgosto que carregaria se, de agora para a frente, analfabeto me tornasse.
Nem sei se o que digo é descabido, mas estou aqui readormecido e não me convém o pensar. Veio-me esta recordação… se sonhar eu desta vez espero que seja algo que mais me apraza.
Tenho uma irmã que é das economias, dos cálculos matemáticos e das fórmulas para qualquer coisa que sirva. Hei de perguntar-lhe se não consegue ela fórmula qualquer que me diga a possibilidade de voltar a sonhar o sonho desconsolador. Ela haverá de nisto me ajudar, sempre para mim foi boazinha. Abençoada irmã.
Aqui estou, readormecido.
Comments